Ciência, Viva!

Ambiente, Arquelogia, Astrologia, Astronomia e outras Áreas Científicas

AMBIENTE

Futuro ecológico para a sua máquina de lavar roupa

Futuro ecológico para a sua máquina de lavar roupa
4.6 (92%) 30 votes

A sua máquina de lavar roupa: um longo caminho.

Quando utiliza a sua máquina de lavar roupa, velha ou nova, certamente não se dará conta da evolução que estes electrodomésticos tiveram até se tornarem este objecto reconhecível e tão importante para o nosso quotidiano e qualidade de vida.

O primeiro esboço de um equipamento específico para a lavagem de roupa surgiu já no Século XVIII, mas a falta de fontes energéticas significou que a única força motriz para estas máquinas iniciais era a própria dona-de-casa, que à força de braços accionava a máquina de modo a fazer passar as roupas por entre dois rolos, ou fazendo girar uma tômbola. E se no Século XIX surge a primeira máquina de lavar roupa a vapor, o seu uso permaneceu principalmente comercial até ao desenvolvimento – já no Século XX – dos primeiros motores eléctricos fiáveis.

Durante estes longos 200 anos de evolução, a tábua de lavar roupa permaneceu o apetrecho mais difundido para a lavagem de roupa, tendo surgido em 1797, e evoluindo desde então com a tecnologia disponível. Mais surpreendentemente, uma vez deposta pelos electrodomésticos modernos, a tábua de lavar encontrou uma nova vida como… instrumento musical.

É verdade: músicos de rua e mesmo bandas completas, servem-se da superfície corrugada das tábuas de lavagem para delas extraírem ritmos complexos, servindo-se frequentemente de dedais.

Tenho certeza que muitas das nossas leitoras pensaram imediatamente: “típico dos homens: pegaram numa coisa para trabalhar e inventaram uma brincadeira!”.

O problema ecológico da máquina de lavar roupa.

Para o consumidor doméstico, a acessibilidade a equipamentos novos e baratos tornou a reparação de electrodommáquina de lavar roupaésticos, da sua máquina de lavar roupa em particular, um acto percepcionado como custoso por comparação à aquisição de equipamentos novos, pelo menos após os dois anos de garantia dos electrodomésticos. Em consequência, aumentou a quantidade de electrodomésticos depositados nas sucatas, acumulando-se resíduos perigosos ara o ambiente.

Contudo, os consumidores estão cada vez mais conscientes da necessidade de preservar o ambiente e procurar equipamentos de crescente eficiência energética. Hoje, compreendemos que uma máquina de lavar roupa tem um consumo de água elevado, além de libertar para o ambiente detergentes de efeitos nefastos.

Como poderemos combinar as nossas modernas necessidades de conforto, com a defesa do ambiente e conservação energética?

A Xeros pode saber a resposta.

Xeros: um nome para o futuro.

Se olhasse para uma máquina de lavar roupa Xeros, desconfiaria que não tem nada de excepcional. Afinal, não parece minimamente exótica por comparação às máquinas actuais, mas a pura verdade é que a grande inovação da Xeros não está à vista.

Esta máquina de lavar roupa inovadora surgiu como conceito já em 2008 na Universidade de Leeds, mas tem na sua origem várias décadas de pesquisa resultante da colaboração entre a universidade e a indústria têxtil. Um dos principais investigadores da instituição, o Professor Stephen Burkinshaw, BSc, PhD, especialista em polímeros, trabalhara intensamente em técnicas para fixar as cores aos tecidos, tendo daí a ideia de adaptar o conhecimento ganho ao processo inverso: a remoção de manchas.A Xeros promete uma revolução na lavagem de roupa.

Os investigadores chegaram então a uma máquina de lavar roupa que pode mudar o paradigma da lavagem de roupa a húmido. Afinal, nos últimos 200 ou 2000 anos, o processo de lavagem manteve-se praticamente idêntico em essência, consistindo na imersão da roupa em água e remoção da sujidade através de algum tipo de detergente, independentemente da máquina de lavar roupa ser manual, mecânica ou eléctrica.

Pelo contrário, a Xeros promete usar uma ínfima quantidade de água, combinada com 20 Kg de polímero reutilizável. Este polímero de nylon apresenta-se sob a forma de esferas que se tornam super absorventes em condições húmidas. Assim, as esferas sugam a sujidade para o seu interior. Ao mesmo tempo, captam as cores soltas minimizando a possibilidade da sua roupa se tingir, sem necessidade de recurso a detergentes ou toalhetes especiais.

Uma vez completa a lavagem, a quantidade de água e detergente gasta terá sido mínima e 99,95% das contas de nylon poderão ser reutilizadas, enquanto a ínfima quantidade restante poderá ser facilmente limpa da roupa com um pequeno aspirador incluído na máquina. Sem números oficiais revelados, a Xeros Ltd. afirma que as esferas têm uma vida útil que ultrapassa a centena de lavagens.

Que tal lhe parece até agora?

Xeros: vantagens ambientais e habitacionais.

Talvez as maiores vantagens da Xeros se lhe revelem quando começar a abrir as suas contas mensais.

Afinal, enquanto uma máquina de lavar roupa típica pode gastar 60 litros de água, a Xeros poderá funcionar com apenas 1 litro de água por lavagem. E como uma boa parte do consumo energético da sua máquina advém da necessidade de aquecer a água, a Xeros promete poupar-lhe cerca de 30% na electricidade. Nestas condições, a suas roupas lavam-se em cerca de 30 minutos, saem da máquina de lavar roupa praticamente secas, e secarão num instante.

Para o ambiente também, as vantagens serão óbvias, com menos peso nos recursos hídricos, e uma quantidade diminuta de produtos nefastos lançados nos cursos de água ou enviados para centrais de tratamento de resíduos.

Excelente! Onde posso comprar uma?

Talvez o único grande defeito da Xeros é a sua comercialização apenas para fins comerciais, pois para já o seu preço permanece elevado, apesar de não divulgado.

No entanto a Xeros está a ter um percurso de relevo que a pode ver acessível ao nosso bolso a curto prazo. Em Outubro, a Xeros recebeu a distinção de produto do ano no Reino Unido, enquanto as suas soluções de limpeza e tratamento de roupa têm vindo a receber maior atenção por parte de hotéis e lavandarias.

Em breve a revolução na lavagem de roupa poderá estar em sua casa. Nesse dia, tal como hoje, a sua máquina de lavar roupa será um pilar do seu conforto e qualidade de vida, pelo que deverá ter com ela os cuidados essenciais a prolongar-lhe a vida útil e capitalizar o seu investimento, optando sempre por assistência técnica certificada. Por isso, falemos da máquina de lavar roupa Xeros, ou de outras inovações técnicas, mantenha-se atento, porque para a sua máquina de lavar roupa o futuro é… verde!

2 COMMENTS

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pós-graduado em Ciências da Educação, actualmente a trabalhar no grau de doutor, é blogger literário, crítico musical e fotógrafo por paixão, com um já extenso portefólio de fotografia de eventos.