Ciência, Viva!

Ambiente, Arquelogia, Astrologia, Astronomia e outras Áreas Científicas

SAUDE

Como seria a minha vida sem hiperidrose?!

Como seria a minha vida sem hiperidrose?!
Vote neste Artigo

O que é a Hiperidrose?

Sabem o que é a Hiperidrose? Pois! Eu também não sabia. Descobri o que era hiperidrose no verão passado em conversa de esplanada com um amigo meu. Estava um dia de calor tremendo e eu comecei a transpirar. Fenómeno natural que acontece no nosso organismo para manter a temperatura normal do corpo. O meu amigo olhou para mim e vendo-me a transpirar, disse-me:

– Como será a minha vida sem hiperidrose?

Olhai para ele com um ar incrédulo e perguntei:

– Uma vida sem o quê?!

– Sem hiperidrose! – Repetiu ele.

Hiperidrose?! Nunca ouvi falar em tal coisa! O que é Hiperidrose?

Ele mostrou-me as suas mãos todas molhadas!

– Pois! Hoje está mesmo muito calor! – Respondi como se aquilo que observava fosse um fenómeno completamente natural.

Hiperidrose é isto…! – E continuou… – Hoje realmente está muito calor mas não é essa a razão pela qual tenho as mãos todas molhadas. A causa é a hiperidrose que é uma doença em que a transpiração está desregulada, ou seja, suor excessivo. A hiperidrose manifesta-se geralmente nas mãos, no rosto, nas axilas ou nos pés. No meu caso manifesta-se mais nas mãos e nas axilas. Nas axilas eu ainda vou controlando. Quando tenho reuniões, em que tenho de apresentar algum trabalho, evito as camisas azuis claras e na época em que os dias estão mais frescos opto por ficar de casaco vestido ou então visto um pulôver escuro. Já as mãos…, é difícil de esconder e causa-me bastante desconforto. O aperto de mão é uma tortura. Lembro-me de na escola manchar os cadernos…

Fez uma pequena pausa e continuou.

– A boa notícia é que esta doença tem cura! A hiperidrose não é um problema hormonal nem desaparece com a idade ao contrário do que muitos pensam. O desespero levou-me a fazer algumas pesquisas na internet. Foi então que descobri o Dr. Miguel Trincheiras.

Marquei uma consulta e ele foi fantástico. Explicou-me direitinho tudo sobre esta doença e os vários tipos de tratamento. Eu optei pela cirurgia. Está marcada para a próxima quarta-feira! – Disse ele com um sorriso de orelha a orelha.

– É uma cirurgia complicada? – Perguntei curiosa.

– Não! É muito simples. Apesar de existirem outro tipo de tratamentos eu optei pela cirurgia porque no caso das mãos o sucesso é de 100%.

Simpaticectomia – Cirurgia para tratamento da Hiperidrose

HiperidroseQuanto á cirurgia do meu amigo posso vos dizer que foi um sucesso e ele está radiante.

Eu tive alguma curiosidade sobre o assunto e não resisti em aceder ao site do Dr. Miguel Trincheiras para perceber em que consistia esta cirurgia.

A grande vantagem do tratamento da hiperidrose por cirurgia relativamente aos outros tipos de tratamento é o facto de ser definitivo. Existem vários tipos de cirurgias para o tratamento da hiperidrose:

  • Destruição da glândula sudorípara, com recurso a lipoaspiração axilar ou a aspiração de glândulas
  • A STE (simpaticectomia torácica endoscópica) é uma cirurgia que inclui cortes, queimaduras ou implantação de grampos no gânglio torácico do sistema nervoso simpático.
  • A simpatectomia lombar, que consiste no corte da cadeia simpática na região lombar. Este tipo de cirurgia é muito utilizada para aliviar a transpiração excessiva nos pés.

Tratar a hiperidrose sem cirurgia

Os anti-transpirantes vendidos por toda a parte são na generalidade insuficientes para o controlo da hiperidrose. Mas que tem aversão a cirurgias pode recorrer a tratamentos igualmente satisfatórios no combate ao problema de hiperidrose. Os tratamentos mais conhecidos e utilizados consistem na infiltração local da toxina botulínica tipo A (e.g. botox, azzalure, dispor, boccoture). Esta toxina funciona como inibidora do funcionamento das glândulas sudoríparas. Os efeitos deste tipo de tratamento duram geralmente entre 8 a 12 meses.

Quer saber mais sobre a hiperidrose? Ligue já +351 213 714 116 e marque uma consulta (www.derme.pt)

Formada em Tecnologia de Conhecimento e Decisão e com mais de 20 anos de experiencia profissional em Tecnologias de informação. Apaixonado por investigação, inovação, desenvolvimento e novos desafios. Apoiante de causas relacionadas com justiça e solidariedade social. Adora arrancar sorrisos especialmente aos que têm dificuldade em sorrir…